Escrito em 17 de nov de 2010

As vantagens da colonoscopia virtual

Categorias: Gastroenterologia, Vídeos    Autor: Hospital 9 de Julho   
 

Localizado no intestino grosso, também conhecido como cólon e reto, o câncer colorretal tem sua origem na forma de um pólipo, uma lesão benigna com aparência de uma verruga, que se desenvolve na parede do intestino grosso. Os sintomas, geralmente, só aparecem quando o câncer já está mais desenvolvido.

Quando detectado no começo, os índices de cura são de cerca de 90%. Por isso, a prevenção é a melhor arma no combate ao câncer colorretal e quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura.

A colonoscopia consiste na visualização de todo o intestino grosso por meio de uma pequena câmera. Isso permite detectar pequenos tumores e pólipos, fazer biopsias ou mesmo retirar e tratar alguns deles. A novidade é que agora existe um novo método de diagnóstico: a colonoscopia virtual.

Semana passada o Dr. Evandro Pinheiro, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital 9 de Julho, deu uma entrevista ao Programa do Jô falando sobre essa novidade. Para saber mais sobre o assunto, assista logo abaixo à entrevista com o Dr. Evandro sobre esta nova técnica no diagnóstico do câncer no colo-retal.